[Resenha] Jogos Vorazes

                                     Título: Jogos VorazesAutor: Suzanne CollinsAno: 2010Páginas: 400Preço: R$29,90 (Submarino)
Sinopse:"Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do Distrito 9". Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.  Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Resenha:Em "Jogos Vorazes" somos apresentados à Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que reside no Distrito 12, Panem. Em pleno ano 3069,   o regime de opressão e ditadura prevalecem na Antiga América do Norte, onde os distritos são extremamente pobres e a capital é significativamente rica.Um dos distritos, o 13, havia se rebelado à tempos atrás, contra a Capital, o que resultou nos Jogos Vorazes, uma lembrança do que acontece com quem se rebela contra os "chefões".Os Jogos são uma "festa" anual, onde um garoto e uma garota de cada distrito são escolhidos para lutarem até a morte. O vitorioso tem fama e riqueza para toda a vida.Quem perde, ganha a morte como espólio de guerra.É dia de colheita e todos estão se preparando para a seleção dos nomes dos tributos. No 12, o nome de Primrose Everdeen foi colocado pela primeira vez naquele ano, porém isso não impediu de ser a sorteada. Katniss se oferece como tributo no lugar da pequena irmã e caminha para a morte. Como tributo masculino, Peeta Mellark foi o escolhido. "O garoto do pão", aquele que não podia ser escolhido, àquele que Katniss devia a vida. Entre estilistas, câmeras e entrevistas, Peeta declara seu amor por Katniss em plena rede mundial, o que não passava de uma estratégia para que a garota vencesse, se tornasse desejada. E os "amantes desafortunados" do distrito 12 logo se tornam os favoritos de todos da Capital, o que trás patrocinadores - caso precisassem de algo na arena, eles enviavam por meio de pequenos paraquedas. O gongo toca e todos saem correndo em busca de uma arma, de um abrigo ou simplesmente não sabendo o que fazer. Onze morrem no primeiro dia. O número de tributos cai a cada instante. Logo após terem anunciado que dois distritos poderiam vencer - contanto que fosse do mesmo distrito - Katniss corre a procura de Peeta, "seu grande amor".Depois de serem os únicos sobreviventes na arena, eles esperam por algum sinal de que tinham vencido, porém isso não acontece. São avisados que apenas um tributo seria o vencedor. Como foram enganados, e a raiva pela Capital que só crescia dentro de Katniss, ela estende para Peeta amoras venenosas, para que a Capital não tivesse nenhum vencedor. Isso, claro, não ocorre. Os dois são anunciados vencedores. Mas o que Katniss não imaginava é no que esse gesto se tornaria. "A garota em chamas" acende uma faísca para a grande rebelião contra a Capital. Esse é o livro é de longe meu favorito. É muito bem escrito, extremamente detalhado em todos os aspectos. Além de ter toda uma filosofia por trás do enredo: será que no futuro será assim? Opressão, ditadura, pobreza? De 5 estrelas, minha classificação para esse livro é, com certeza, 6. "A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é surpreendente!" - Stephenie Meyer. 
Minha classificação: ★★Leia um trecho
View more documents from Natalia Simionato.





7 comentários:

  1. li este livro ano passado e me apaixonei!
    tive q comprar a série inteira no dia seguinte e nao desgrudei do livro enquanto nao cheguei no final haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme baseado nesse livro e adorei, eu quero muito ler esssa série mas vou ter que esperar até o final do ano, pois já comprei os livros que vou ler nessas férias. Sem falar que a saga está muita cara neste momento.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Comprei o box da série...Estou louca para ler os livros, pena que eles ainda não chegaram! =~~
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sei pq mas a historia me lembrou muito o filme "Vingança Entre Assassinos", onde um grupo de assassinos são escolhidos para matarem uns aos outros e quem ficava no final ganhava uma recompensa. Tô muito ansiosa para ler Jogos Vorazes, todo mundo fala tão bem! Ameiiii sua resenha!!!! *-* (Agora tô com mais vontade ainda de lê-lo! hehehe)

    ResponderExcluir
  5. amei to no segundo livro e eh muuuuuuiiiiiiiiiitoooo bom quem pude entra no meu blog e segue lá^^
    http://falaseriove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Danny, me interessei por esse filme que vc falou, vou ir atrás e tentar assistir!
    Bjkas
    http://antesdeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não tem nada melhor do que um bom Jogos Vorazes não é mesmo gente?

    Bjkas
    http://antesdeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir